segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quem é eu ?

Segundo Bohm ,o pensamento, as emoções, os estados corporais e as reações físicas estão relacionados com nossos pressupostos e paradoxos, que por sua vez se relacionam com outros fatores. E segundo Eduardo Giannetti tudo é produto das atividades de nosso cérebro. Para reflexão, reproduzo aqui alguns trechos de seu livro "A ilusão da alma"


(...) O autoconhecimento do homem é precário. O elo entre o pensar e o agir esconde uma realidade objetiva complexa a que não temos acesso introspectivo: nossa vida consciente e nossas ações no mundo são a culminância de uma vasta e intrincada atividade neural que se desenrola abaixo de nosso nível de perceptividade...

(...) O cérebro humano é um órgão que responde sozinho por todas a nossas ações; por todas as nossas crenças e sentimentos mais íntimos; por tudo que acreditamos. (...) Embora tenhamos uma sensação de controle sobre o nosso pensamento e nossas ações, essa sensação não passa, também ela, de um subproduto de nosso cérebro (...)

A idéia é tremenda, mas basta um silogismo para resumi-la. As leis e regularidades que regem o mundo são independentes da minha vontade (premissa maior); a minha vontade é fruto das mesmas leis e regularidades que regem o mundo (premissa menor); logo, a minha vontade é independente da minha vontade (conclusão). Se as premissas são verdadeiras, então a conclusão é incoercível

Nenhum comentário: