sábado, 27 de novembro de 2010

A compreensão do pensamento como “movimento"

Da mesma forma que o processo do corpo é um movimento que se inicia com um impulso e chega a um resultado, o pensamento também é um movimento, visto que também é um processo. Contudo não se percebe o pensamento como um movimento, pois o mesmo é considerado como verdade, “como se sua simples ocorrência pudesse nos dizer como as coisas são” (BOHM, 2005).

Para uma melhor compreensão do pensamento como “movimento” Bohm (2005) o considera como um sistema de reflexos. O autor caracteriza o termo “reflexo” como uma seqüência de acontecimentos que ocorrem de modo automático a partir de um primeiro acontecimento. Deste modo, os pensamentos elementares podem assumir a forma de uma série de reflexos ao suscitar outros pensamentos automaticamente, caracterizando-se como um conjunto muito sutil e potencialmente ilimitado de reflexos.

Outro conceito apresentado é o de “mentalidade” que “inclui as emoções, os estados corporais, as reações físicas e tudo o mais” (BOHM, 2005). Assim, a mentalidade se caracteriza como um processo material, pois ocorre no cérebro, no sistema nervoso e na totalidade do corpo como um sistema único. Neste caso um insight ou percepção da verdade podem influenciar profundamente o processo material, incluindo todos os reflexos, os níveis químicos e tácitos. No entanto um conhecimento apenas intelectual ou inferencial não atinge ou modifica esse processo de modo profundo.

Bohm, D. Diálogo: comunicação e redes de convivência. São Paulo: Palas Athenas, 2005.

Nenhum comentário: