segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O impulso da necessidade

Discutimos o diálogo, o pensamento e a importância de dar atenção à totalidade do processo - não somente ao conteúdo das diferentes opiniões e pontos de vista -, e como manter tudo junto. Também observamos o processo de como isso atinge nossos sentimentos e estados corporais e como outras pessoas podem ser influenciadas.
Isso é na verdade algo da maior importância: ouvir, assistir, observar, dar atenção ao processo real do pensamento e à ordem em que ele acontece. E também vigiar suas incoerências, os pontos em que ele não funciona apropriadamente e assim por diante. Não tentamos mudar nada, mas apenas estarmos atentos a tudo. (...) A idéia de necessidade é da maior importância. O que é necessário não pode ser de outro modo; só pode ocorrer dessa forma. É interessante observar que a palavra necessidade tem uma raiz latina, necesse, que quer dizer "não ceda". Significa na realidade o que não pode ser deixado de lado.

(...) A idéia do que é necessário produz um impulso e os indivíduos se sentem dirigidos por esse pensamento. Assim, fazer o que se gosta raramente é liberdade, porque o que gostamos é determinado pelo que pensamos, e isso é com freqüência um padrão fixo.

(...) Acho que esse é um dos pontos-chave - compreender quando chegamos a um pressuposto de necessidade absoluta, que faz com que todos se agarrem a ele.

Nenhum comentário: