sábado, 27 de novembro de 2010

Pensamento ilimitado

Bohm (2005) discute três dimensões do ser humano: o indivíduo isolado, a dimensão coletiva de ser humano e a dimensão cósmica.

No indivíduo isolado seu corpo de certo modo se encontra separado dos demais, embora não seja possível estabelecer as fronteiras, pois ele se funde com o ar, a luz e com os alimentos. Esse indivíduo também se constitui por suas características físicas e a certas peculiaridades mentais, além de possuir uma auto-imagem pela qual busca se auto-identificar. A dimensão coletiva do ser humano engloba um certo número de pessoas, a sociedade e a cultura. Esta categoria possui um potencial poder. A dimensão cósmica constitui a imersão humana no mundo natural, a cosmologia da ciência e da religião. Deste modo, surgem as tentativas de estabelecer conexão por meio da religião e da filosofia, entretanto com o enfraquecimento da religião e com a inacessibilidade da filosofia a dimensão cósmica se fragmentou.

Parte da dimensão cósmica é a atitude do homem em relação à natureza e compreendeu-se que a natureza é finita. Entretanto Bohm (2005) defende a existência de algo “além dos limites, algo não-finito”.

O pensamento literal nos diz que não há nada que seja ilimitado, porém a partir de uma visão participativa torna-se possível sugerir que o ilimitado é a base de tudo. Desta forma, torna-se crucial exercitarmos a totalidade da comunicação e da capacidade de dialogar e participar daquilo que é comunicado.

Bohm, D. Diálogo: comunicação e redes de convivência. São Paulo: Palas Athenas, 2005.

Nenhum comentário: